Cinco questões essenciais para iniciar o processo de internacionalização

Cinco questões essenciais para iniciar o processo de internacionalização da sua empresa

A internacionalização representa uma oportunidade para as empresas reduzirem a sua dependência face ao mercado nacional e, ao mesmo tempo, atingirem dimensões cujo mercado interno impossibilita devido à sua reduzida dimensão.

A globalização dos mercados e a explosão da Internet, são os principais promotores para que a internacionalização faça parte das preocupações estratégicas de gestores e empresários.

Para que o processo de internacionalização de uma empresa termine com resultados satisfatórios é imprescindível delinear eficazmente uma estratégia sustentável, definindo com clareza as metas e objetivos para o médio e longo prazo.

Na One Thousand Business Consulting, selecionamos 5 questões para refletir antes de iniciar o processo de Internacionalização da sua empresa.

1- Quais as potenciais vantagens para a empresa? 

É necessário refletir sobre as vantagens que o processo de internacionalização poderá ter para a empresa. Nomeadamente, quanto ao impacto no volume de negócios, alcance de economias de escala (i.e. diminuição do custo médio de produção), notoriedade da marca e dos produtos/serviços, diversificação do risco de negócio, etc.

2- A empresa tem as capacidades de gestão necessárias?

O processo de internacionalização poderá vir a relevar-se complexo, exigindo aos decisores o acesso a informações de gestão para uma correta tomada de decisão. Coloca-se neste ponto a importância da implementação de um sistema de reporting e produção de informação financeira em tempo real. As empresas devem ter um departamento de controlo de gestão (interno ou em regime de contratação externa) que supervisione e analise de forma integrada os vários departamentos de uma organização. É necessário definir indicadores chave de desempenho (KPI’s) e monitorizar os resultados obtidos pelos mesmos.

3- Como internacionalizar?

O processo de internacionalização poderá assumir várias formas, destacamos as seguintes:

  • De forma indireta: a empresa não se encarrega das operações de exportação, tendo parceiros nacionais responsáveis por colocar os seus produtos no mercado internacional, com ou sem regime de exclusividade;
  • De forma direta: através de agentes distribuidores no estrangeiro;
  • Por conta própria: venda diretamente para os clientes no país de destino sem recurso a intermediários.

4- Irão os benefícios ultrapassar os custos?

É necessário quantificar o investimento (em meios, equipamentos, recursos humanos, etc.) e os custos operacionais. Por outro lado, é de extrema importância perceber qual o retorno esperado nas vendas ao exterior. Se as receitas esperadas forem superiores aos custos, surge o primeiro indicador de que deve avançar com o processo de internacionalização, logo que as condições internas na empresa assim o permitam.

5- Como financiar o processo de Internacionalização?

Existem várias formas de financiar o processo de internacionalização de uma empresa.
Destacamos o acesso a incentivos financeiros ao investimento, Portugal 2020, a fundo perdido, que poderão representam um fator decisivo no momento de iniciar o processo.

  • Poderá financiar com uma componente a fundo perdido, despesas com:
  • Participação em feiras no exterior;
  • Registo de marcas e patentes;
  • Softwares na medida em que forem utilizados no processo;
  • Viagens de prospeção e captação de novos clientes;
  • Ações de promoção nos mercados externos;
  • Formação de recursos humanos;
  • Custos com a presença web;
  • Estudos, diagnósticos e auditorias;
  • Custos salariais com a contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Estas são algumas das questões às quais gestores e empresários devem refletir antes de iniciar o processo de internacionalização das suas empresas. As respostas a estas e a outras questões pertinentes numa fase de pré-internacionalização serão o ponto de partida delinear a estratégia global.

Se pretende iniciar o processo de internacionalização da sua empresa, contacte-nos!

Contacte-nos

 

Leia Também: