Cuidados a ter numa candidatura ao Portugal 2020

Candidaturas ao Portugal 2020

Tem um projeto do Portugal 2020 aprovado? Parabéns! No entanto, evite ter de devolver todo o incentivo recebido.

E se no final do processo tivesse que devolver todo o incentivo recebido através do Portugal 2020? Existem vários fatores que podem determinar a devolução do incentivo recebido, e como consequência o insucesso de uma candidatura ao Portugal 2020. Por essa razão, a equipa da One Thousand Business Consulting elaborou uma lista de Cuidados a ter numa candidatura ao Portugal 2020.

 

Relacionado: Como preparar uma candidatura ao Portugal 2020

 

Pontos cruciais para que o seu projeto seja um sucesso:

 

1 Cumprir com os prazos de investimento

Sabia que a realização de despesas fora do período de investimento acordado, poderá implicar a sua não elegibilidade? O Cumprimento dos prazos de investimento é um ponto crucial para o sucesso de um projeto. 

 

2 Cumprimento dos indicadores de resultado

Quando tem um projecto aprovado no âmbito do Portugal 2020, e no Termo de Aceitação estão definidos indicadores  de resultado, o seu incumprimento poderá determinar a anulação do projeto. 

 

3 Prepara a candidatura com a devida antecedência

Uma candidatura aos fundos comunitários deve ser preparada com alguma antecedência. A realização de uma estudo prévio de viabilidade económica poderá aferir se o projecto deve ou não ser executado. 

 

4 Definição estratégica dos investimentos

Deve definir cuidadosamente a orientação futura para a sua empresa ao nível da estratégia e dos investimentos de curto e médio prazo que pretende realizar. Ao deferir cuidadosamente os investimentos, conseguirá aproveitar a candidatura aos fundos comunitários para alavancar a expansão da empresa. 

 

5 Envolvimento do promotor

O Promotor deverá estar diretamente envolvido no processo e comprometido com o resultado final. Mesmo que recorra a uma empresas de consultoria de gestão, para preparar a candidatura ao Portugal 2020, o projeto é sempre do promotor.

 

6 Acompanhamento por consultores experientes 

A empresa deverá estar acompanhada de consultores experientes que explicam todas as regras e apoiam a empresa durante toda a fase de execução do projeto por forma a maximizar o recebimento dos incentivos e garantir o cumprimento de todas as obrigações.

 

A One Thousand Business Consulting tem uma equipa especializada no apoio permanente à gestão técnica, administrativa e financeira dos projetos Portugal 2020, que assegura o cumprimento de todas as obrigações, garantindo que o incentivo aprovado é recebido e não será devolvido na fase de encerramento.

São várias as portarias, os despachos, as orientações técnicas e de gestão, os guias e manuais de candidatura. Analisar toda essa informação é o nosso trabalho diário. Vamos à sua empresa, validamos os investimentos, recolhemos a documentação, elaboramos os relatórios de execução e pedidos de pagamento, justificamos os desvios à execução, falamos com as entidades pagadoras do incentivo, apoiamos nas visitas de verificação no local e preparamos o encerramento do projeto!

 

Contacte-nos, teremos todo o gosto em trabalhar consigo.

Contacte-nos

 

Leia Também:

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) »

Sistema de Incentivo Inovação Produtiva »

Como preparar uma candidatura ao Portugal 2020 »