“As melhores marcas nunca surgem com o intuito de construir uma grande marca. Concentram-se em criar um produto ou serviço rentável e de qualidade e uma empresa capaz de o suportar” – Scott Bedbury
Sendo a marca um dos ativos mais valiosos de uma organização, decidi escrever este artigo, como forma de refletir sobre os mecanismos que estão ao nosso alcance para que possamos impulsionar de forma eficaz uma marca.
No panorama geral, e que revela especial concordância entre os especialistas deste setor, a afirmação de uma marca passa essencialmente por estratégias direcionadas para os quatro clássicos “P’s” do Marketing: Produto, Posicionamento, Preço e Promoção. Para além destes 4 “P’s” podemos juntar um outro, Proselitismo que mais não é do que o processo de converter os outros às nossas crenças, doutrinas ou causas.
A afirmação de uma marca requer a criação de algo contagiante, que desperto o interesse e o entusiasmo de milhares de pessoas, e que ao mesmo tempo permita que essas mesmas pessoas pretendam experimentar um novo produto/conceito, e consequentemente tenham vontade de partilhar com a sua rede de influência a experiência que tiveram com este novo produto.
Assim, o primeiro passo para a criação de uma grande marca é sem dúvida o desenvolvimento de um grande produto ou serviço.
A primeira dica será a de criar ou encontrar um produto ou serviço que sejam intrinsecamente contagiosos (não será uma tarefa fácil). Podemos enumerar alguns pontos a ter em consideração, para que consiga o produto ideal:
Reduzir os entraves à compra é um ponto essencial, em que se deve focar, para que o seu produto ou serviço tenha maior probabilidade de permitir a construção de uma marca proeminente.
A barreira que surge com mais frequência no lançamento de um novo produto ou serviço é a complexidade. É assim importante que não seja necessário muito tempo para aprender a utilizar o produto ou serviço. Enumeramos algumas dicas para diminuir a complexidade do seu produto:
Não pratique um preço demasiado excessivo. Um preço razoável, que propicie a criação de uma marca reconhecida, pode vir a produzir um retorno mais elevado mais à frente.
Trabalhar com pessoas que acreditam no seu produto ou serviço tanto quanto você e querem levar a luta para a frente, por si e consigo, é um bom ponto de partida para impulsionar a sua marca. Se as pessoas que trabalham consigo gostarem e acreditarem no produto, certamente passaram esse entusiasmo para fora. Não desperdice este trunfo, se encontrar pessoas verdadeiramente entusiasmadas quanto você, contrate-as.
Bons exemplos de comunidade construídas à volta de uma marca é a Apple e a Harley-Davidson. Estas comunidades oferecem serviço ao cliente, apoio técnico e encontros entre membros que fazem com que ter um produto ou utilizá-lo represente uma melhor experiência. Estas comunidades muitas vezes são construídas por impulso das próprias marcas, criando eventos e meios para que os atuais seguidores possam trocar ideias.
Crie à volta da sua marca características humanas. Por exemplo, quando pensamos na Coca-Cola, pensamos na alegria de beber uma Coca-Cola. A marca tem construído a sua imagem à volta do prazer gerado pelo consumo do seu produto, nos mais diferentes contextos. Enumeramos algumas dicas para que consiga construir características humanas associadas à sua marca:
Uma marca bem implementada no mercado não se baseia apenas na publicidade. A publicidade é importante para manter ou expandir a marca, no entanto, são necessárias mais ações para que as mesmas se possam afirmar. Enumeramos alguns conceitos-chave para uma publicidade atrativa e com potencial para tornar a sua marca num sucesso:
É importante que a sua empresa faça efetivamente o que diz fazer, ou seja, faça o oposto da maioria das empresas, que falam muito, mas não apresentam resultados.
Se a sua empresa tem um enorme significado para a comunidade e pretende cumprir com os seus objetivos, então passe a mensagem do que realmente a sua empresa faz. Não há melhor divulgação do que dizer a verdade e cumprir com essa mesma verdade.
Estas são algumas dicas que poderão potenciar a afirmação da sua marca. Gostaria de conhecer a sua opinião e saber que outras dicas aplica para gerir a sua marca. Se gostou deste artigo partilhe-o. Caso tenha comentários e sugestões envie para: paula.duarte@onethousand.pt