O Desconto de Rappel ou Rappel Comercial consiste num desconto atribuído a um determinado cliente, por este atingir determinados volumes de compras, durante um prazo previamente estabelecido. O desconto de Rappel é concedido em forma de escalões, sendo que, para cada escalão é atribuída uma determinada percentagem ou montante de desconto.
Este desconto comercial, pressupõe que quanto maior for o volume de compras efetuado por um cliente, maior será a percentagem de desconto que lhe será atribuído.
O nome desta metodologia de descontos, é inspirado na modalidade desportiva Rappel, com analogia às subidas e descidas inerente à prática deste desporto radical.
O principal objetivo desta estratégia comercial é premiar e incentivar, o esforço pelo cliente, concedendo-lhe um desconto superior, consoante vá atingindo determinados escalões de compras.
Este desconto comercial, não necessita necessariamente de ser aplicado sobre um determinado volume de compras. Caso o objetivo seja, por exemplo, atingir um determinado volume de unidades vendidas, ou simplesmente serviços prestados, os escalões do desconto a atribuir podem ser definidos mediante determinado número de unidades vendidas ou serviços realizados.
É importante que este desconto comercial represente um incentivo ao aumento do volume de compras, para isso, é muito importante que o primeiro escalão de desconto, seja ligeiramente superior ao volume de compras habitual. Se assim não fosse, estaríamos simplesmente a atribuir uma gratificação ao cliente, não o incentivando a atingir maiores níveis de compras.
O período de compra, é por norma anual, no entanto também é comum conceder rappéis mensais, trimestrais e semestrais, tudo dependerá da estratégia comercial que pretende implementar.
Guia Para Abrir Empresa em Portugal 2019