Desconto de Rappel, em que consiste?

O Desconto de Rappel ou Rappel Comercial consiste num desconto atribuído a um determinado cliente, por este atingir determinados volumes de compras, durante um prazo previamente estabelecido. O desconto de Rappel é concedido em forma de escalões, sendo que, para cada escalão é atribuída uma determinada percentagem ou montante de desconto. 

 

Em que consiste a estratégia comercial do desconto de rappel?

Este desconto comercial, pressupõe que quanto maior for o volume de compras efetuado por um cliente, maior será a percentagem de desconto que lhe será atribuído.

O nome desta metodologia de descontos, é inspirado na modalidade desportiva Rappel, com analogia às subidas e descidas inerente à prática deste desporto radical.

O principal objetivo desta estratégia comercial é premiar e incentivar, o esforço pelo cliente, concedendo-lhe um desconto superior, consoante vá atingindo determinados escalões de compras.

 

Exemplo de escalões para um desconto rappel:

 

Outras aplicações do Desconto de Rappel:

Este desconto comercial, não necessita necessariamente de ser aplicado sobre um determinado volume de compras. Caso o objetivo seja, por exemplo, atingir um determinado volume de unidades vendidas, ou simplesmente serviços prestados, os escalões do desconto a atribuir podem ser definidos mediante determinado número de unidades vendidas ou serviços realizados.

 

Ponto chave na estratégia de atribuição de desconto de rappel

É importante que este desconto comercial represente um incentivo ao aumento do volume de compras, para isso, é muito importante que o primeiro escalão de desconto, seja ligeiramente superior ao volume de compras habitual. Se assim não fosse, estaríamos simplesmente a atribuir uma gratificação ao cliente, não o incentivando a atingir maiores níveis de compras.

 

Definição do período de compras:

O período de compra, é por norma anual, no entanto também é comum conceder rappéis mensais, trimestrais e semestrais, tudo dependerá da estratégia comercial que pretende implementar.

 

Lei também:

Guia Para Abrir Empresa em Portugal 2019

Procrastinação, 10 formas de a combater

7 dicas sobre como Impulsionar a minha marca