A importância do e-commerce para as empresas

O e-Commerce trás enumeras vantagens para as empresas. Conheça a importância estratégica na implementação de uma solução adaptada.

 

O E-commerce é um conceito extensível a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. O comércio eletrónico é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em ascensão, sendo que o mesmo possibilita aos consumidores transaccionarem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância.

Acreditamos que brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e o comércio “electrónico” tenderão a diminuir. São cada vez mais as empresas a usar o comércio eletrónico como forma de colocar os seus produtos e serviços no mercado.

O comércio eletrónico surge como um aditivo ao modelo de negócio convencional, ajudando a impulsionar as vendas e a alcançar um público diferente. É ainda considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas e dos produtos e serviços associados.

 

Tipos de E-Commerce:

  • B2B: os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business;
  • B2C: os negócios que se dirigem aos consumidores são designados por B2C ou Businnes to Consumer.

 

Vantagens para as empresas:

  • Canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado;
  • Exploração de novas oportunidades de negócios;
  • Eliminação das barreiras de localização e tempo;
  • Automatização do sistema de vendas;
  • Facilidade na transmissão de informações sobre os produtos e marca;
  • Reduzido custo operacional;
  • Facilidade de acesso aos produtos;
  • Etc. 

 

Pontos essenciais que deve ter em consideração numa solução de e-commerce:

  • As informações de contacto devem estar presentes e em local bem visível;
  • A informação de cada produto deve ser clara e objectiva;
  • Devem-se evitar pop-ups, tentativas de captação de e-mails entre outras técnicas de marketing mais agressivas;
  • A informação sobre o preço deve incluir todas as taxas e custos inerentes à compra de forma a não causar dúvida ao consumidor;
  • Em termos de pagamento e por questões de segurança para ambas as partes, deve-se evitar o uso de cartões de crédito. Assim, o recurso a métodos de pagamento como o paypal ou similares torna-se fundamental;
  • O catálogo de produtos deve estar atualizado;
  • Deve ser implementado um sistema de gestão de stocks que permita uma atualização automática dos stock disponibilizados na plataforma de vendas online;
  • Etc.

 

O e-commerce não deve ser o único meio de contacto com os clientes, devem ser usados outros meios na divulgação dos produtos e serviços prestados. Deve encarar o E-commerce como mais uma ferramenta entre muitas que estreita o relacionamento com o cliente.

Na One Thousand já desenvolvemos vários modelos de negócios para soluções de comércio online. Trabalhamos diariamente na gestão e planeamento de soluções e-commerce. Se pretende iniciar ou reforçar a sua estratégia de vendas online, contacte-nos para realizar um enquadramento ao seu projeto.

 

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