Algumas Dicas para Otimização de Custos nas Empresas

Como otimizar alguns custos da sua empresa? Conheça as nossas dicas. 

Um dos maiores desafios para qualquer organização é a otimização dos recursos disponíveis, evitando desta forma gastos desnecessário e desperdícios que possam ditar a ausência de lucros ou até mesmo, levar as empresas a prejuízos operacionais. O principal desafio passa por otimizar os recursos ao dispor da empresa, para que se consiga fazer mais com menos.

Este processo não é uma tarefa simples, sendo necessário o compromisso de todos os funcionários da empresa para que esse objetivo possa ser alcançado.

 

Dicas para a Otimização de Custos nas Empresas:

  1. Conhecer bem o seu negócio, procedimentos internos e metas que deverão ser atingidas no curto, médio e longo prazo;
  2. Definir os objetivos e  Indicadores de Desempenho ( Key Performance Indicator – KPI) para que seja possível medir os resultados atingidos e os resultados que se pretendem atingir no futuro;
  3. Analisar todos custos da empresa de forma a perceber quais os custos que poderão ser eliminados ou reduzidos. Encontrar fontes de desperdício é um dos principais desafios;
  4. Envolver todos os funcionários na prossecução dos objectivos da empresa e solicitar a cooperação de toda a equipa para a deteção de potenciais pontos de melhoria, com o objetivo de otimizar os processos da empresa, e assim eliminar potenciais desperdícios/perdas de competitividade;
  5. Redução do nível de Stock. Todas as mercadorias paradas representam custos para as empresas, não só de armazenagem mas também de depreciação. Deve-se tentar encontrar o nível de stock adequado para cada produto, de acordo com os dados históricos e previsões de vendas futuras;
  6. Diversificação de fornecedores e renegociação com os fornecedores existentes. Manter os mesmos fornecedores por muito tempo poderá significar preços mais elevados e consequentemente redução das margens do negócio;
  7. Gestão eficiente dos recursos humanos. Os colaboradores são peças fundamentais para qualquer negócio, no entanto a carga fiscal associada a cada funcionário é bastante pesada, obrigando a que a gestão de recursos humanos, tenha de ser feita eficazmente;
  8. Estabeleça limites de gastos mensais para cada departamento da empresa e monitorize mensalmente os gastos reais de cada departamento, com o orçamento/limite estipulado;
  9. Crie um modelo de reporting mensal para que possa acompanhar a evolução da empresa.

 

Pretende reduzir os custos da sua empresa? Saiba como o podemos ajudar:

A One Thousand Business Consulting dispõe de um serviço especializado na assessoria e no apoio à gestão de empresas.

Orientamos a sua empresa no processo de otimização de custos, da seguinte forma:

  1. Auditoria inicial para análise às contas e contratos da empresa;
  2. Elaboração de perfil de consumo, diagnóstico de oportunidades e pesquisa de soluções mais eficientes;
  3. Relatório de soluções e definição de cronograma de implementação por categoria;
  4. Implementação das medidas de poupança, com auditorias periódicas e de controlo;
  5. Elaboração de um modelo de reporting ajustado à realidade empresarial, que possa servir de suporte à tomada de decisão.

 

Tem algum projeto que pretende desenvolver, ou alguma dúvida que nos queira colocar? Teremos todo o gosto em conversar sobre o assunto.

Contacte-nos

 

Leia também: