O Plano de Negócios é uma ferramenta capaz de demonstrar, de forma antecipada, aos investidores e empresários as dificuldades e fragilidades que o seu modelo de negócio poderá apresentar.
Todos os dias são criadas em Portugal mais de 100 empresas, nos mais diversos sectores de actividade. A maioria dessas empresas surgem no mercado sem informações relativamente à estrutura ideal para garantir a sua sustentabilidade e permanência no mercado. O Plano de Negócios é, desta forma, uma ferramenta indispensável a qualquer investidor.
O que é um Plano de Negócios?
De uma forma sintetizada um Plano de Negócios é um documento que descreve quais os objectivos principais de uma empresa e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo assim os riscos e as incertezas. Um bom Plano de Negócios permite identificar e reduzir os erros e dificuldades que o empresário irá encontrar com o decorrer da sua actividade.
Em que momento deve ser elaborado?
Muitos empreendedores acabam por realizar o investimento sem antes fundamentarem as sua opções. O Plano de Negócios pode desta forma dar o suporte necessário à tomada de decisão. Recomenda-se que este seja uma ferramenta de apoio à gestão, e que deva ser usado pelo gestor da empresa como forma de avaliar se o desempenho e retorno do investimento estão a ir ao encontro do esperado.
O Plano de Negócios deve ser desenvolvido antes do início do projeto, e deve ser encarado como uma ferramenta de análise e de estudo ao negócio que pretende desenvolver.
Quais as informações que devem estar contempladas?
- Procura: Como está a evoluir o mercado e qual o segmento de clientes que se pretende alcançar;
- Concorrência: Identificar os concorrentes locais, nacionais e internacionais;
- Oferta: Quais os produtos e serviços e em que condições (preços, margens) vão ser oferecidos;
- Recursos disponíveis: Humanos, financeiros e logísticos;
- Pontos fortes e pontos fracos do projecto: Identificar claramente as vantagens e desvantagens competitivas face à concorrência;
- Estratégia a Implementar: Criação de marca própria? devemos produzir ou comprar e valorizar, qual a estratégia de divulgação e quais os canais de comercialização.
- Necessidades de financiamento: qual o valor dos investimentos em equipamentos, construções, marketing… e qual o montante total de financiamento necessário até se atingir a auto-sustentabilidade financeira;
- Análise de viabilidade financeira e económica: retorno e interesse económico do investimento.
De que forma a One Thousand o poderá ajudar?
A nossa intervenção, enquanto consultores de gestão, na fase de definição do Plano de Negócios irá:
- Auxiliar e analisar o negócio de forma metódica e racional;
- Facilitar a caracterização da atividade e a identificação de características diferenciadoras do projeto;
- Garantir uma visão coerente e realista das receitas e despesas;
- Fornece o conhecimento técnico para obter projeções financeiras corretas;
- Alertar para eventuais riscos provenientes da atividade de negócio em questão;
- Aconselhamento sobre qual a estrutura ideal para garantir a sustentabilidade e permanência no mercado.
Necessita de um plano de negócios? Consulte-nos, teremos todo o gosto em poder ajudar.
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