Como preparar uma candidatura ao Portugal 2020

Pretende candidatar a sua empresa ao programa Portugal 2020, e não sabe como começar?

Vamos enumerar os principais pontos que deve ter em consideração para que a sua candidatura ao programa Portugal 2020 seja um sucesso.

1. Definir o projeto a implementar e os objetivos atingir

Deve parar e olhar com atenção para a sua empresa.  Analisar cuidadosamente o que necessita ser melhorado e de que forma o negócio pode evoluir ou expandir-se.

Antes de pensar num incentivo é necessário definir de forma clara e racional qual é o projeto, e quais são os objetivos que se pretendem alcançar.

2. Identifique o Programa Operacional que melhor se aplica ao seu projeto

Definido o projeto que deseja implementar na sua empresa, é hora de perceber qual o Programa Operacional do Portugal 2020 ao qual se poderá candidatar para tentar obter financiamento.

É ainda importante perceber em que Programa Operacional Regional a empresa está inserida, garantindo que é possível efetuar uma candidatura com investimentos na zona em questão.

3. Registe-se no Balcão 2020

Sendo o portal de submissão e gestão de todas as candidaturas aos fundos comunitários do Portugal 2020, o Balcão 2020 é também o local de eleição para recolha de informação e para o registo da sua empresa.

4. Proceda à recolha de informação e documentação necessária para justificação e suporte à candidatura

Além dos documentos gerais das empresas, existem também inúmeros documentos que podem ser solicitados como forma de justificar a candidatura. Muitos deles estão referidos numa listagem que acompanha o formulário de candidatura.

5. Elabore o planeamento do projeto

Os projectos apoiados no âmbito do Portugal 2020 têm uma duração máxima 24 meses, com várias fases de implementação durante esse período, por isso é necessário estruturar o projeto para que seja possível a concretização faseada dos objetivos. A One Thousand  Business Consulting presta serviços em Consultadoria em Sistemas de Incentivo, e como tal poderá realizar toda gestão da candidatura de forma a que a mesma seja o mais bem sucedida possível. 

6. Elabore a candidatura com suporte na legislação e no guia do formulário

Todos os formulários de candidatura dispõem de um respetivo Guia do Formulário (uma espécie de documento de ajuda) que é essencial para o seu correto preenchimento e definição. O formulário é digital e deve ser submetido no Balcão 2020, dentro dos prazos estabelecidos.

7. Simule e justifique a avaliação prevista da candidatura

Quando um aviso de candidatura é publicado integra já quais os critérios de seleção que serão avaliados nesse concurso, sendo que a cada critério cumprido está associada a uma determinada pontuação. As candidaturas são então avaliadas através da pontuação obtida nos diversos critérios, sendo depois hierarquizadas em função desta pontuação.

8. Valide o formulário de candidatura

Os formulários eletrónicos disponíveis no Balcão 2020 dispõem de uma funcionalidade de validação, garantindo a deteção de erros e falhas no preenchimento.

9. Faça upload dos documentos necessários

As candidaturas online podem incluir o upload de documentos que demonstrem ou justifiquem a informação que consta no formulário, devendo a empresa garantir a correta colocação dos documentos solicitados.

10. Submeta a candidatura

Quando a candidatura do projeto é submetida online, dentro da data estabelecida para o concurso em causa, gera sempre um comprovativo de submissão. Deve guardar este comprovativo para referência futura e segurança da candidatura, concluindo que todo este processo de preparação de uma candidatura pode demorar no total entre dois e três meses.

 

Na One Thousand elaboramos a sua candidatura ao Portugal 2020.

Conte connosco!

Contacte-nos

 

Leia Também: