Procrastinação, 10 formas de a combater

Todos nós enfrentamos diariamente uma lista de tarefas sem fim. Independentemente da quantidade de técnicas de produtividade pessoal que dominamos, haverá sempre mais tarefas por cumprir do que aquelas que na realidade conseguimos executar, considerando o nosso tempo disponível.

Na verdade, apenas conseguimos ter algum controlo sobre as nossas tarefas/atividades, até ao ponto em que paramos de fazer algumas tarefas e passamos a dedicar mais tempo aquelas tarefas/atividades que verdadeiramente poderão fazer a diferença nas nossas vidas.

A capacidade de nos concentrarmos, única e exclusivamente na principal tarefa que temos em mãos, executá-la o melhor possível até que esteja completamente terminada, é a chave para alcançarmos o sucesso, realização e felicidade nas nossas vidas.

procrastinação (ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois) é um comportamento, normal no ser humano, mas que nos “impede” (dificulta) de alcançarmos os objectivos que definimos para a nossa vida pessoal e profissional.

Tirando partido da obra literária “Eat That Frog” do autor Brian Tracy, selecionei 10 formas (dicas) que irão ajudá-lo a combater a procrastinação e a fazer mais coisas em menos tempo 😊

 

1 – “Arrume a mesa”:

Clareza é talvez o conceito mais importante quando falamos em produtividade pessoal. A principal razão porque algumas pessoas conseguem fazer mais coisas em menos tempo é porque elas têm uma visão clara das suas metas e objetivos e não se desviam do caminho que têm de fazer para os alcançar.

Assim, pense nos objetivos que pretende alcançar, com o máximo de clareza possível. Escrever as suas metas e os seus objetivos é o primeiro passo para combater a procrastinação.

 

2 – “Planeie o seu dia antecipadamente”:

O simples facto de pensar e planear o seu dia desbloqueia a sua mente, estimula a criatividade e aumenta a energia física e mental. Faça a sua “To do list” no dia anterior, no final de cada dia de trabalho. Todas as tarefas que não terminou nesse dia, escreva-as novamente como tarefas para o dia seguinte. De seguida complete a sua lista com todas as novas tarefas que deve fazer no dia seguinte.

 

3 – “Tenha em consideração as consequências”:

As pessoas que têm uma visão de longo prazo das suas vidas, parecem conseguir tomar melhores decisões acerca do seu tempo e das suas atividades, comparando com as pessoas que raramente pensam sobre o futuro.

Antes de começar a executar uma tarefa, pergunte a si próprio: “Quais são as potenciais consequências se eu não executar esta tarefa?”  

As evidencias comprovam que as pessoas mais bem sucedidas, são aquelas que conseguem atrasar uma recompensa e fazer sacrifícios no curto prazo, para que então possam desfrutar de melhores resultados e de recompensas mais avultadas no longo prazo.

 

4 – “Pratique a Procrastinação criativa”:

Todos nós procrastinamos, não há a menor dúvida, no entanto a diferença entre as pessoas de alta performance e as de “baixa performance” é determinada essencialmente pelo tipo de atividades em que as mesmas decidem procrastinar. Uma vez que irá certamente procrastinar, decida que hoje apenas procrastinará nas tarefas de menor valor.  

 

5 – “Concentre-se nas atividades chave”:

Qual o motivo para que o seu nome esteja na folha de vencimentos da sua empresa? Esta é uma pergunta que deve responder repetidamente ao longo da sua carreira.

Identifique claramente quais são os resultados que deve alcançar para que esteja a desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível, e trabalhe diariamente para alcançar esse resultado.

 

6 – “Prepare tudo cuidadosamente antes de começar”:

Comece por arrumar a sua secretária e o seu espaço de trabalho, para que dessa forma apenas tenha uma tarefa à sua frente. Recolha todas as informações, detalhes, relatórios, papeis e materiais de trabalho que irá necessitar para completar o trabalho que tem em mãos. Tenha tudo à mão para que não necessite de se levantar ou distrair.

 

7 – “Dê um passo de cada vez”:

Poderá concretizar a maior tarefa da sua vida, disciplinando-se a dar um passo de cada vez. O objetivo é ir caminhando conforme o que consegue ver/alcançar. Assim que for avançando, conseguirá ver um pouco mais longe.

Poderá combater a procrastinação e alcançar coisas extraordinárias apenas dando o primeiro passo, e começando a trabalhar nos seus objetivos, dando um passo de cada vez.

 

8 – “Desenvolva as suas capacidades principais”:

Aprenda aquilo que deve dominar para que consiga trabalhar de forma excecional. Um dos principais motivos para a procrastinação é sentirmos-nos incapazes ou com pouca confiança para executar determinada parte de um trabalho.

Nunca pare de aprender: não permita ter uma fraqueza ou a falta de uma aptidão, numa determinada área que possa impedir a sua progressão profissional. Podemos aprender sobre qualquer assunto. Tudo o que os outros sabem fazer, você também o poderá aprender.

 

9 – “Coloque a pressão em si mesmo”:

O mundo está repleto de pessoas que esperam que alguém venha ao seu encontro e que os motive a ser o tipo de pessoas que eles gostariam de ser. O problema é que ninguém virá para o salvar.

Para que consiga alcançar o seu potencial máximo, deverá criar o hábito de colocar a pressão em si mesmo, em vez de esperar por alguém que faça isso por si. As pessoas bem-sucedidas colocam a pressão em si mesmas, de forma a entrarem em elevados níveis de performance. As pessoas mal sucedidas têm que receber instruções, serem supervisionadas e pressionados por outras pessoas.

 

10 – “Desenvolva sentido de urgência”:

As pessoas de elevada produtividade, despendem uma parte do seu tempo para pensar, planear e estabelecer prioridades. Depois avançam rapidamente e corajosamente na persecução das suas metas e objetivos.  

Um sentido de urgência coloca-o rapidamente numa trajetória ascendente na sua carreira. Quanto mais rápido trabalhar e mais coisas fizer, mais elevado será os seus níveis de auto-estima, respeito e orgulho. Sentirá que tem a sua vida e o seu trabalho sobre o seu controlo.

 

“Não espere! Não haverá o momento ideal. Comece onde está, e trabalhe com as ferramentas que tem ao seu dispor. Melhores ferramentas, irá encontrar assim que prosseguir.” – Napoleon Hill

 

Conclusão: Desenvolva o hábito de começar pela tarefa mais importante, antes de fazer qualquer outra coisa, certamente o seu sucesso será assegurado.