O Seguro de Créditos é um produto que protege as empresas contra perdas no incumprimento de pagamentos comerciais. Com a ativação de um Seguro de Crédito as empresas beneficiam de uma gestão eficaz dos créditos a clientes e ficam cobertas face ao não pagamento das vendas a crédito de bens e serviços. O Seguro de crédito cobre apenas operações entre empresas (business-to-business).
O Seguro de Crédito protege as empresas contra o não pagamento da dívida por parte dos clientes, assegurando assim que as faturas sejam pagas. As empresas podem assim gerir eficazmente os riscos associados à atividade comercial.
São vários os fatores, não controlados pelas empresas, e que poderão vir a revelar-se decisivos para o incumprimento de uma divida por parte de um cliente, nomeadamente, processo de insolvência, o incumprimento prolongado ou até riscos geopolíticos.
Com o seguro de crédito o capital de uma empresa fica protegido, os fluxos de caixa são mantidos, a obtenção de empréstimos e pagamentos é potenciada e os ganhos são protegidos de situações de incumprimento. Para empresas exportadoras, o seguro de crédito é um aliado importantíssimo para mitigar o risco comercial, incrementando as vendas e fazendo com que os seus negócios possam crescer de forma sustentável.
O Seguro de Crédito também pode melhorar a relação da empresa com os seus financiadores. Em muitos casos, o banco exige Seguro de Créditos para avaliar um empréstimo baseado em ativos.
Qualquer empresa que venda a crédito tem uma exposição a perdas ou incumprimentos dos clientes, e por isso é um potencial utilizador dos seguros de créditos.
O Seguro de Créditos também é amplamente utilizado em mercados de exportação em que as empresas não têm qualquer tipo de experiência ou onde há um ambiente político que torna essas operações um desafio para a concretização de negócios.
Enquanto o Seguro de Créditos pode ser um instrumento para muitas empresas, pode eventualmente não ser aplicável a empresas que vendam exclusivamente para empresas públicas ou de retalho, já que o Seguro de Créditos cobre unicamente operações business-to-business. Para a maioria das empresas que efetuam vendas a crédito para outras empresas o investimento em Seguro de Créditos é essencial. As operações em créditos comerciais têm um conjunto de custos associados a uma filosofia de risco, vendas restritas, informações financeiras e de crédito, gestão de coberturas de crédito, gestão de cobranças e insolvências, etc. São tudo custos reais, e deverão ser comparados com os custos associados aos de uma apólice de Seguro de Créditos, onde estes serviços estão incluídos como um beneficio associado. O Seguro de Créditos pode ser uma solução mais estável.
Cinco questões essenciais para iniciar o processo de internacionalização »